Perfil do profissional de logística no Fórum

Estamos a menos de duas semanas do principal encontro de executivos de logística do país, o XXII Fórum Internacional de Supply Chain e Expo Logística. E durante o evento, o ILOS costuma fazer uma pesquisa entre seus participantes para mapear o perfil do profissional do setor. No ano passado, 91% dos respondentes possuía algum cargo de liderança, desde gerência júnior (15%), passando por média gerência (33%), alta gerência (24%), diretoria (12%), vice-presidência (3%) até presidência (3%).

perfil profissional de logística Fórum - ILOS

Figura 1 – O perfil do profissional de logística no Fórum

Fonte: ILOS

Assim como nas edições anteriores, o público continuou sendo predominantemente masculino, representando 85% dos participantes em 2015. Todos os respondentes possuíam alguma formação, sendo que 52% já possuíam pós-graduação, 27% mestrado e 3% doutorado. A formação mais representativa foi engenharia (53%), seguida de administração (29%).

A maior parte dos participantes atua em transportes (70%) e quase metade possui alguma função relacionada a armazenagem (48%), gestão de materiais/estoques (45%) ou serviço ao cliente (45%). Entre as funções menos representativas estão TI (3%) e comércio exterior (6%). Por fim, 24% dos participantes atuam em planejamento da demanda, 18% em compras e suprimentos, 15% em produção e 12% em consultoria/treinamento.

Como você pode perceber, boa parte dos profissionais possui uma natureza multifuncional, pois atua em mais de uma função logística, o que exige competências técnicas e comportamentais diversificadas. Para atuar nessas funções, dedica, em média 102 horas por ano para seu desenvolvimento com capacitação presencial ou online.

Este ano, o fórum acontecerá entre os dias 4 e 6 de outubro no Hotel Royal Tulip, no Rio de Janeiro. Você pode encontrar detalhes da programação aqui. Faça parte do principal ponto de encontro de executivos de Logística do Brasil e entre nos resultados da nossa próxima pesquisa.