Mais aumentos no preço do diesel em 2017

No meu post de 9 de dezembro de 2016, apresentei a expectativa de aumento do preço do diesel nos postos para o fechamento do ano, dado que o aumento acabava de ser anunciado nas refinarias.

Os dados finais de preços do diesel de 2016 já foram publicados pela ANP. A análise mostra que o aumento esperado para os postos ainda não se concretizou. Entretanto, a Petrobrás acaba de anunciar um novo aumento do diesel nas refinarias em janeiro de 2017, o que pressiona a um aumento ainda maior nos postos que revendem este combustível.

Apresento aqui novamente o gráfico com o histórico do preço do diesel nos postos, com os dados das pesquisas concluídas pela ANP.

Figura 1 – Evolução do preço médio do diesel S10 nos postos

Fonte: ANP / Análises: ILOS

É interessante perceber que os valores variam entre os diferentes estados do país. Os estados onde o preço do diesel é mais caro são Amapá e Acre, locais onde a demanda é menor e onde os acessos logísticos são mais restritos. Nestes estados, o custo médio do diesel é de R$3,3/litro. A diferença entre os estados com maior preço e menor preço chega a 22%. O mapa e tabela abaixo mostram os preços médios do diesel por UF.

Figura 1 – Evolução do preço médio do diesel S10 nos postos

Fonte: ANP / Análises: ILOS

Figura 1 – Tabela do preço médio do diesel S10 nos postos, por UF (dezembro/2016)
Fonte: ANP / Análises: ILOS

O ILOS irá acompanhar a tendência de elevação dos preços do diesel nos postos, e traremos os valores aos nossos leitores nos próximos meses.

 

Referências:

G1 – Petrobras reajusta o preço do diesel e mantém o da gasolina (05/01/17) http://g1.globo.com/economia/noticia/petrobras-anuncia-reajuste-do-diesel-e-manutencao-do-preco-da-gasolina.ghtml

 

ILOS – E o aumento do preço do diesel chegou… (09/12/16)

https://www.ilos.com.br/web/e-o-aumento-do-preco-do-diesel-chegou-ilos/

 

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] início do ano 2017, escrevi um post sobre o aumento do preço do diesel no Brasil. Neste período, o preço deste combustível, essencial para o transporte de cargas rodoviárias no […]

Os comentários estão fechados.