A logística da Nike, gigante do futebol

logística da Nike – ILOS

Foto 1 – Centro de Distribuição da Nike é um dos pontos de parada da Missão Internacional Europa do ILOS

Fonte: Divulgação

 

Um dos maiores fabricantes de material esportivo do mundo, a Nike precisa de uma logística também campeã para distribuir seus equipamentos pelos quatro cantos do globo. Principalmente na Europa, onde a logística da Nike deve ser perfeita para fazer frente a sua maior rival, a Adidas. Nessa corrida para saber quem chega primeiro às lojas, a grande estrela da logística da Nike é o seu centro de distribuição em Laakdal, na região de Flanders, na Bélgica.

Vídeo 1 – Conheça o Centro de Distribuição da Nike em Flanders

Fonte: InvestInFlanders 

 

Com quase 260 mil m2, o CD da Nike em Flanders é considerado um dos maiores de toda a Europa e o maior da empresa de material esportivo no mundo. Mais de 200 mil tipos diferentes de produtos são estocados no armazém automatizado, que distribui para quase 70 países e atende a mais de 50 mil clientes. Seis turbinas eólicas produzem, anualmente, mais de 120 milhões de quilowatts-hora, fornecendo toda energia para este que é um dos primeiros centros de distribuição ecologicamente sustentáveis da Europa.

Entretanto, é a sua localização que faz com que o CD de Flanders seja um dos mais importantes para a logística da Nike no mundo. A região está no centro do maior mercado consumidor da Europa e, além disso, é um dos maiores hub logísticos da Europa, podendo receber e enviar produtos pelos modais aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário para países na Europa, África e Oriente Médio. Desde 2009, a Nike conta em seu CD com um terminal ferroviário próprio para os seus produtos.

Vídeo 2 – Veja mais da logística da Nike no CD de Flanders

Fonte: Golden Kip

 

Referências:

<http://www.investinflanders.be/appl/stories.nsf/0/438A491BF8A98587C125792F0041BB89/$File/TestimonialNike.pdf>

<http://www.flanderstoday.eu/business/new-nike-distribution-centre-limburg>

<http://www.nikebiz.com/crreport/content/environment/4-3-5-inbound-logistics.php?cat=climate-and-energy>