Evolução do perfil do executivo de logística

Com grande crescimento nas duas últimas décadas, a área de logística ganhou grande importância, obrigando as empresas a aumentarem seus investimentos em treinamento e na capacitação de seus executivos.

Na pesquisa “Perfil do Executivo de Logística”, realizada anualmente desde 2005 durante o Fórum Internacional de Supply Chain, no Rio de Janeiro, pode-se constatar que, ao longo dos últimos 10 anos, as empresas vem se preocupando com a capacitação de seus funcionários, realizando treinamentos internamente (66% das empresas) e/ou com apoio externo (86% das empresas).

Figura 1 - ILOS v2

Figura 1 – Treinamento em logística nas empresas (média dos últimos 10 anos)

Fonte: ILOS

Custos Logísticos e Gestão da Cadeia de Suprimentos foram os temas mais procurados no período para complementar a formação em administração ou engenharia, predominantes entre os profissionais da área (76%).

Outro dado interessante mostra o aumento da importância da logística nas organizações. Quando perguntado para os participantes, na edição de 2005, qual posição ocupava o principal executivo de logística em suas empresas, nenhum respondeu Presidente ou Vice Presidente. Já no levantamento de 2015, estes cargos já representavam 28% das respostas.

Figura 2 - ILOS v2

Figura 2 – Nível hierárquico do principal executivo de logística nas empresas

Fonte: ILOS