O jogo ocorre em duas etapas que simulam formas diferentes de planejamento na cadeia de suprimentos: “Rodada Sem Informação” e “Rodada Com Informação”. Nas duas rodadas, as equipes, conectadas em rede, tomarão suas decisões em uma interface computacional que realiza todos os cálculos relacionados ao estoque inicial e final, de forma a apoiar a tomada de decisão.
RODADA SEM INFORMAÇÃO
As equipes devem gerenciar os estoques de seus próprios elos de maneira independente, sem uma estratégia colaborativa com as demais equipes. Nesse momento é simulado o relacionamento tradicional da cadeia de suprimentos no qual apenas o Varejo tem conhecimento da demanda do cliente final.
Os resultados são compilados no final da rodada e um profissional do ILOS, responsável pela condução do jogo, faz as análises e críticas às estratégias das equipes, evidenciando as consequências para cadeia como um todo, da gestão descentralizada.
RODADA COM INFORMAÇÃO
Nessa rodada, é simulada a gestão colaborativa da cadeia de suprimentos. As equipes juntas, e após reflexão sobre os resultados obtidos na rodada anterior, montam uma estratégia com uma visão integrada para sua cadeia e todos os elos tem visibilidade da demanda do cliente final.
Os participantes conseguem reconhecer os resultados oriundos de um planejamento integrado da demanda através da vivência dos desafios e dificuldades da coordenação dos recursos da organização para o atendimento da demanda.

A duração do jogo pode ser adaptada a necessidade e disponibilidade dos envolvidos. As duas etapas podem ocorrer em momentos desacoplados do evento.
Cada etapa dura em média 1,5 horas, podendo durar de 2 h a 3 h de jogo.