A dinâmica do Beer Game, em geral, ocorre em duas etapas presenciais complementares: “Jogo Sem Informação” e “Jogo Com Informação”. Em ambas as etapas os participantes fazem uso de smartphones conectados em rede para realizar pedidos a seus fornecedores diretos dentro da cadeia de suprimentos dando maior dinamismo ao jogo!
JOGO SEM INFORMAÇÃO
Participantes gerenciam suas empresas sem comunicar suas estratégias e políticas aos demais elos da cadeia de suprimentos. O objetivo é simular o modelo tradicional de relacionamento na qual cada empresa tem uma visão limitada da cadeia e busca maximizar seus próprios resultados em uma relação não colaborativa.
Os resultados finais são analisados por um profissional do ILOS que, com apoio de gráficos e cálculos em tempo real, discute os resultados alcançados com os participantes estimulando a troca de percepções sobre as dificuldades da gestão da cadeia de suprimentos.
JOGO COM INFORMAÇÃO
Após análise dos resultados, as equipes montam uma estratégia tendo uma visão integrada do planejamento. O relacionamento entre os elos é colaborativo e o objetivo é a maximização dos resultados globais da cadeia e não de um elo específico.
Os resultados obtidos nessa rodada são analisados e comparados com os da rodada anterior permitindo que os envolvidos percebam as vantagens oriundas do planejamento integrado.
A duração do jogo pode ser adaptada a necessidade e disponibilidade dos envolvidos. A dinâmica do jogo pode ser constituída por apenas uma das etapas (“Jogo Sem Informação”) ou, pelas duas etapas que podem ocorrer em momentos desacoplados do evento.
Cada etapa dura em média 2 horas, totalizando 4 h de jogo.
