Monica-Barros-Gerente-IM-ILOS

Como a análise de dados pode influenciar decisões no supply chain?

Monica Barros, Gerente de Inteligência de Mercado ILOS, responde.

O Prêmio ILOS, que elege os melhores prestadores de serviços logísticos do Brasil tem origem em uma intensa pesquisa que objetiva descobrir entre as grandes empresas, quais os parceiros de supply chain que elas recomendam. Os dados reunidos pelos respondentes de diversos segmentos – como óleo e gás, alimentício, varejo, entre outros – são analisados pelo ILOS e compilados em um Panorama, que reflete os principais desafios e oportunidades de Logística na opinião dos contratantes.

Sobre este assunto, conversamos com Monica Barros, Gerente de Inteligência de Mercado ILOS, que fala como a análise de dados pode auxiliar gestores em orientar decisões estratégicas.

Qual o objetivo do Panorama Melhores Operadores Logísticos?

O panorama é um bench de práticas empresariais na área de logística. Com ele as empresas conseguem se comparar de forma rápida com a média de mercado, e verificar se suas práticas estão de acordo com aquelas que as demais organizações estão trabalhando como melhores práticas.

O Prêmio ILOS divulga os melhores em primeira mão?

Sim. Para chegarmos aos indicados e finalistas do Prêmio ILOS entramos em contato com as grandes empresas do Brasil com o objetivo de descobrirmos os melhores prestadores de serviço logísticos. Como lidamos com uma lista aberta, as empresas podem votar em seus parceiros, ou nas empresas que têm como referência, e os dados completos são reunidos, posteriormente, no Panorama dos Melhores Operadores Logísticos ILOS.

Qual a principal contribuição do Panorama para o segmento de Logística?

O Panorama é uma análise setorial de importante acesso para indústrias, porque no momento de contratar empresas elas podem partir de uma lista de organizações mais conceituadas, que são aquelas indicadas na pesquisa. Por outro lado, para o operador logístico, é imprescindível ter acesso a essas informações a fim de que possa trabalhar suas oportunidades de mercado.

Como esta análise setorial pode apontar oportunidades de negócio aos operadores logísticos?

O Panorama indica, por exemplo, a origem dos votos por segmento (Alimentos, Químico e Petroquímico, etc). Muitas vezes as empresas conseguem visualizar pela origem de votos que foram votadas em um segmento que não ainda atuam, e estes passam a observados por elas como oportunidade de negócio.

Como os Panoramas ILOS auxiliam os gestores na tomada de decisão?

Se observarmos o Panorama de Custos, por exemplo, ele traz a informação do quanto representa o custo logístico das empresas brasileiras em relação à receita líquida. Por meio deste dado, a organização consegue entender, se a média do mercado for 8,5, se ela está acima ou abaixo do praticado e a partir daí tomar suas decisões. É um alerta para que a empresa se posicione e entenda o cenário sobre o que precisa alterar para se alinhar ao bench de mercado.

Quais os lançamentos previstos para 2015?

O próximo será o Panorama Supply Chain Finance, resultado de uma pesquisa ILOS com as maiores empresas brasileiras, que apresenta de forma resumida, as oportunidades que as organizações têm para melhorar as finanças através do supply chain, isto é, melhorar a saúde financeira das empresas. Este lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2015.