Co-criação, inteligência de dados e inovação fazem parte da JDA

O terceiro dia do XX Fórum Internacional Supply Chain & Expo Logística discutiu a Inovação em procurement com foco na cadeia de suprimentos. Durante o evento, a maiores empresas do mundo apresentaram suas soluções, entre elas, a JDA, cuja experiência em indústria, varejo e manufatura foi tema da apresentação da empresa durante a Sessão Geral “Inovação nos 3PLs: tecnologias para diferenciação no supply chain”, que contou com a presença de Todd Johnson, Vice-Presidente Global de 3PL e Oscar Gutierrez, vice-presidente da JDA Software para a América do Sul.

Reunimos os insights sobre inovação, tecnologia e processos dos dois executivos na entrevista abaixo. Oscar Gutierrez conta como a experiência anterior da JDA ajudou a construir a solução tecnológica da empresa:

Como a tecnologia e o trabalho desenvolvido pela JDA ajuda a impulsionar a cadeia de logística?

A JDA é uma empresa especializada em planejamento avançado e otimização de supply chain. A organização muito rapidamente começou a perceber que era importante planejar a cadeia como um todo. E por isso, se especializou não só em planejamento, como também em manufatura como forma de conseguir enxergar uma cadeia estendida (ponto de venda, indústria e fornecedores desta indústria).

Os 35 anos de existência da JDA atuam nesses mercados garantiram o know-how para oferecer uma solução completa que reúne ações de planejamento estratégico, tático e operacional, auxiliando clientes a ter o produto certo, no lugar certo, na hora certa e no menor custo possível.

Que tipo de resultado os clientes passam a notar através da prestação de serviços da JDA?

Melhora do nível de serviço, redução de estoque, redução de custo de transporte e de supply chain em geral e maior visibilidade da cadeia como um todo e gerenciamento por exceção – vai atrás somente dos problemas e o todo é resolvido pela solução tecnológica.

Entre os serviços disponibilizados pela empresa estão: Planejamento de Demanda, Planejamento de Distribuição, Logística de Transportes, Distribuição de plantas, sequenciamento de produção, entre outros, com o objetivo de reduzir custos para o cliente.

Temos muito clientes 3PLs. Então desenvolvemos várias soluções para o mercado de abastecimento. Todd Jonhson é uma das pessoas que gerencia a área de 3PL’s da JDA.

Todd Jonhson apresenta inovação aplicada ao supplychain, dos desafios de crescer no mercado brasileiro e dos parceiros estratégicos como diferencial competitivo.

Como podemos usar a informação para melhorar o fluxo na cadeia logística e como o JDA software auxilia as empresas?

Muitas organizações estão desenvolvendo soluções para áreas específicas da empresa e vemos que elas estão perdendo a oportunidade (e vantagem) de apresentar uma solução integrada, que possa abranger toda a cadeia produtiva e permita maior visibilidade entre áreas interdependentes.

A JDA viu a possiblidade de reunir e ter visibilidade de todas as etapas do processo na mesma plataforma, e tendo acesso a estes dados, observar e desenvolver tendências de mercado para nossos clientes, a exemplo do case indústria farmacêutica (Pharmashare/DHL) que vai ser apresentado hoje.

Um dos desafios é gerenciar diferentes e complexas cadeias de supply chain: como posso otimizar minhas redes?

Existem muitas variáveis que impactam a indústria farmacêutica e toda a sua cadeia de distribuição. Nós desenvolvemos um sistema que reúne dados específicos da ANVISA e que contribuíram para uma melhora no nível de serviço, sobretudo no que se refere a qualidade, redução de custos e otimização de tempo para o nosso cliente (Pharmashare/DHL).

Em relação a mercados emergentes: quais os maiores desafios que o Brasil oferece a JDA?

Você precisa ter acesso local: escritórios locais, parceiros estratégicos locais para entender as particularidades do mercado brasileiro, assim como a regulação e as redes de distribuição, pois se trata de um país com dimensões continentais. Para melhor entender este cenário atuamos com parceiros locais, como a DHL.

Uma das áreas que vemos com potencial de crescimento para nossos clientes 3PL é ir além do transporte e armazenagem e, agregar valor aos serviços, otimizando inventários, remodelando redes e implementando não apenas soluções globais como também adaptando soluções standard ao mercado local.

A JDA disponibiliza soluções partindo de uma co-criação com seus clientes, criando e desenvolvendo soluções que os atendam no momento e também para o futuro que projetam, como em planos de expansão, por exemplo.