Capacidade é “o volume de saída que um sistema é capaz de atingir em um período específico de tempo” (Yang, 2001). Ao se falar de capacidade, provavelmente a primeira coisa em que se pensa seja capacidade produtiva. No entanto, capacidade é um termo muito mais amplo e abrangente. Neste artigo, abordaremos o tema com o […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Victor Britohttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngVictor Brito2007-01-10 23:14:242017-01-10 13:54:30APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO À ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CAPACIDADE
O ano de 2004 parece ter sido decisivo para o comércio exterior brasileiro: as exportações atingiram o volume financeiro de US$ 94 bilhões e poucas vezes a questão da qualidade da infraestrutura logística de exportação foi debatida com tanta intensidade por diferentes segmentos da sociedade. Filas de caminhões de até 85 km no Porto de […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Peter Wankehttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngPeter Wanke2006-12-10 20:59:082015-07-17 19:39:52A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NA PERCEPÇÃO DOS GRANDES EXPORTADORES BRASILEIROS
A primeira parte deste artigo apresenta uma análise do cenário econômico, que condiciona o comportamento dos agentes integrantes da cadeia de suprimento de bens de consumo. Em seguida, serão discutidas as implicações das mudanças do ambiente competitivo em termos das necessidades dos supermercadistas, bem como do desempenho e da qualidade do serviço de distribuição praticados […]
O termo enxuto, como tradução de “lean”, surgiu na literatura de negócios para adjetivar o Sistema Toyota de fabricação. Tal sistema era lean por uma série de razões: requeria menos esforço humano para projetar e produzir os veículos, necessitava menos investimento por unidade de capacidade de produção, trabalhava com menos fornecedores, operava com menos peças […]
O aumento da utilização de contêineres para movimentação de cargas é uma tendência mundial, abrangendo não apenas os países desenvolvidos, como também os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Este fenômeno pode ser observado a partir do forte crescimento da movimentação de contêineres nos portos de todo o mundo. No período de […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Maria Fernanda Hijjarhttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngMaria Fernanda Hijjar2006-09-10 21:02:072015-08-04 15:48:54AVALIAÇÃO DO ACESSO AOS TERMINAIS PORTUÁRIOS E FERROVIÁRIOS DE CONTÊINERES NO BRASIL
A aquisição de bens e serviços a serem utilizados na produção e na revenda de produtos pode ser considerada a atividade responsável por um dos maiores componentes do custo de produção e das mercadorias vendidas. Alguns autores chegam a dimensionar a amplitude desse impacto, observando que entre 50% e 60% do custo de produção ou […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/PERFIL_ataide_braga-e1395266207144.jpg150143Ataíde Bragahttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngAtaíde Braga2006-08-10 20:59:512016-09-06 11:23:27EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DO PROCESSO DE COMPRAS OU SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS NAS EMPRESAS
É universalmente reconhecida a grande importância do conceito nível de serviço no desenho das operações logísticas, na comunicação de expectativas com relação aos níveis de estoque, na relação entre clientes e fornecedores e na segmentação de produtos e mercados em função de sua importância ou rentabilidade. Um dos principais indicadores de nível de serviço adotados […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Peter Wankehttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngPeter Wanke2006-07-10 20:55:292015-07-17 19:39:52MODELOS DE NÍVEL DE SERVIÇO E OTIMIZAÇÃO DOS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Este artigo tem por objetivo mensurar o impacto das abordagens Top-Down e Bottom-up na variância do erro de previsão de vendas com o método do amortecimento exponencial simples, relacionando a variância do erro às características mais comuns de uma série de vendas: coeficiente de correlação, variância das vendas e participação nas vendas agregadas. Para isso, […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Peter Wankehttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngPeter Wanke2006-07-01 20:57:322015-07-17 19:39:52IMPACTOS DAS ABORDAGENS TOP-DOWN E BOTTOM-UP NA VARIÂNCIA DO ERRO DE PREVISÃO COM AMORTECIMENTO EXPONENCIAL SIMPLES
A quebra dos silos funcionais e a integração entre as diversas áreas das empresas, bem como a adoção de uma visão por processos, são assuntos há anos largamente divulgados e encorajados. Entretanto, mesmo com a adoção de sistemas integrados de gestão e reestruturações organizacionais, a obtenção de resultados tangíveis e quantificáveis através da integração interna […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Rodrigo Arozohttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngRodrigo Arozo2006-06-10 20:52:512015-08-04 15:56:57SALES AND OPERATIONS PLANNING – UMA MANEIRA SIMPLES DE OBTER GANHOS COM A INTEGRAÇÃO INTERNA
Os resultados que serão apresentados neste artigo são fruto de um extenso estudo realizado pelo Centro de Estudos em Logística – CEL/Coppead, em parceria com o IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), através da sua Comissão de Logística. Com o objetivo de contribuir para o aumento do conhecimento sobre o setor de petróleo e gás no […]
Na primeira parte deste texto, foram apresentados os principais motivadores para a implementação de iniciativas de colaboração no processo de planejamento da demanda, destacando os enormes benefícios pretendidos com essas práticas. No entanto, empresas que pretendam incorporar estas iniciativas precisam estar cientes dos grandes desafios na implementação e gestão do planejamento colaborativo da demanda. Conforme […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Leonardo Julianellihttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngLeonardo Julianelli2006-04-05 13:54:302015-07-23 16:11:40DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE INICIATIVAS DE COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA DEMANDA - PARTE 2
Depois de décadas estudando e discutindo modelos estatísticos sofisticados para a realização de previsões de vendas, as empresas estão investindo cada vez mais tempo e recursos em novas iniciativas para aprimorar o processo de planejamento da demanda e, com isso, melhorar a qualidade das decisões de marketing, vendas e operações que são impactadas por ele. […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Leonardo Julianellihttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngLeonardo Julianelli2006-03-10 13:50:572015-07-23 16:11:50MOTIVADORES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE INICIATIVAS DE COLABORAÇÃO NO PROC DE PLANEJ DA DEMANDA - PARTE 1
Para um número crescente de empresas, o transporte de cargas vem deixando de ser uma questão de importância secundária e puramente operacional para entrar de forma definitiva no centro das discussões e decisões estratégicas. Custos e nível de serviço, duas variáveis significativas para o sucesso (ou fracasso) de qualquer empresa, sofrem influência direta e decisiva […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Rachel Fantihttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngRachel Fanti2006-02-10 13:47:362015-07-17 20:03:43BENCHMARKING DE TARIFAS E PRÁTICAS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO
A carência de informações sobre custos logísticos no Brasil torna freqüente a utilização de dados defasados. O grande problema é que estes dados não necessariamente representam a nossa atual realidade, tornando difícil, entre outras coisas, a comparação com outros países. Além de tudo, a falta de um histórico acaba inviabilizando a análise da evolução do […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Maurício Limahttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngMaurício Lima2006-01-10 13:43:022015-08-04 15:43:56CUSTOS LOGÍSTICOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Uma típica empresa fabricante de bens de consumo tende a manter entre US$ 5 milhões e US$ 15 milhões de dólares em peças de reposição, a um custo de oportunidade anual que oscila entre 20% 40% do valor em estoque (SANDVIG e ALLAIRE, 1998). De modo geral, há um consenso de que os estoques de […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Peter Wankehttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngPeter Wanke2005-12-10 13:40:332015-07-17 19:39:52CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO DE ESTOQUES DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Resultado da Pesquisa realizada entre 1994 e 2004 sobre a evolução da importância e qualidade do serviço de distribuição física da indústria de bens de consumo na percepção dos supermercados A primeira parte deste artigo, publicada na edição anterior desta revista, procurou avaliar o impacto do ambiente econômico no processo de decisão de compras do […]
Resultado de pesquisa realizada entre 1994 e 2004 sobre a evolução da importância e qualidade do serviço de distribuição física da indústria de bens de consumo na percepção dos supermercados Este artigo está dividido em duas partes. A primeira explora como o ambiente econômico afeta a decisão de compras do comércio junto à indústria de […]
Esta é a segunda parte do artigo publicado no número anterior dessa revista. Naquela ocasião apresentamos um conjunto de métricas que devem ser consideradas quando se planeja a mensuração do desempenho logístico. De acordo com o modelo World Class Logistics, as medidas de desempenho empregadas pelas empresas de classe mundial pertencem a quatro áreas: serviço […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Maria Fernanda Hijjarhttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngMaria Fernanda Hijjar2005-09-10 13:07:302015-08-04 15:49:12MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO LOGÍSTICO E O MODELO WORLD CLASS LOGISTICS – PARTE 2
O desenvolvimento de um bom sistema de monitoramento de desempenho é fundamental para o gerenciamento de atividades logísticas. A mensuração de desempenho é uma das mais importantes ferramentas a serem utilizadas para verificar se os objetivos estabelecidos pela empresa estão sendo alcançados, auxiliando ainda na melhor aplicação dos recursos destinados à logística. A realização deste […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Maria Fernanda Hijjarhttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngMaria Fernanda Hijjar2005-08-10 13:05:092015-08-04 15:49:26MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO LOGÍSTICO E O MODELO WORLD CLASS LOGISTICS – PARTE 1
O objetivo deste artigo é apresentar características consideradas fundamentais para a elaboração de um plano de capacitação na área de logística empresarial, bem como destacar uma metodologia capaz de articular os componentes necessários à capacitação na atividade, de forma a contribuir para a melhoria do desempenho da empresa. A logística vem superando barreiras no cenário […]
https://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.png00Marcella Autranhttps://www.ilos.com.br/web/wp-content/uploads/logoIlos110_v2.pngMarcella Autran2005-07-10 13:02:582015-07-17 20:11:27DESENVOLVENDO UM PLANO DE CAPACITAÇÃO EM LOGÍSTICA
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO À ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CAPACIDADE
/em Artigos /por Victor BritoCapacidade é “o volume de saída que um sistema é capaz de atingir em um período específico de tempo” (Yang, 2001). Ao se falar de capacidade, provavelmente a primeira coisa em que se pensa seja capacidade produtiva. No entanto, capacidade é um termo muito mais amplo e abrangente. Neste artigo, abordaremos o tema com o […]
A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NA PERCEPÇÃO DOS GRANDES EXPORTADORES BRASILEIROS
/em Artigos /por Peter WankeO ano de 2004 parece ter sido decisivo para o comércio exterior brasileiro: as exportações atingiram o volume financeiro de US$ 94 bilhões e poucas vezes a questão da qualidade da infraestrutura logística de exportação foi debatida com tanta intensidade por diferentes segmentos da sociedade. Filas de caminhões de até 85 km no Porto de […]
PESQUISA BENCHMARK – SERVIÇO AO CLIENTE 2006
/em Artigos /por Cesar LavalleA primeira parte deste artigo apresenta uma análise do cenário econômico, que condiciona o comportamento dos agentes integrantes da cadeia de suprimento de bens de consumo. Em seguida, serão discutidas as implicações das mudanças do ambiente competitivo em termos das necessidades dos supermercadistas, bem como do desempenho e da qualidade do serviço de distribuição praticados […]
A LOGÍSTICA ENXUTA
/em Artigos /por Kleber FigueiredoO termo enxuto, como tradução de “lean”, surgiu na literatura de negócios para adjetivar o Sistema Toyota de fabricação. Tal sistema era lean por uma série de razões: requeria menos esforço humano para projetar e produzir os veículos, necessitava menos investimento por unidade de capacidade de produção, trabalhava com menos fornecedores, operava com menos peças […]
AVALIAÇÃO DO ACESSO AOS TERMINAIS PORTUÁRIOS E FERROVIÁRIOS DE CONTÊINERES NO BRASIL
/em Artigos /por Maria Fernanda HijjarO aumento da utilização de contêineres para movimentação de cargas é uma tendência mundial, abrangendo não apenas os países desenvolvidos, como também os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Este fenômeno pode ser observado a partir do forte crescimento da movimentação de contêineres nos portos de todo o mundo. No período de […]
EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DO PROCESSO DE COMPRAS OU SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS NAS EMPRESAS
/em Artigos /por Ataíde BragaA aquisição de bens e serviços a serem utilizados na produção e na revenda de produtos pode ser considerada a atividade responsável por um dos maiores componentes do custo de produção e das mercadorias vendidas. Alguns autores chegam a dimensionar a amplitude desse impacto, observando que entre 50% e 60% do custo de produção ou […]
MODELOS DE NÍVEL DE SERVIÇO E OTIMIZAÇÃO DOS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
/1 Comentário/em Artigos /por Peter WankeÉ universalmente reconhecida a grande importância do conceito nível de serviço no desenho das operações logísticas, na comunicação de expectativas com relação aos níveis de estoque, na relação entre clientes e fornecedores e na segmentação de produtos e mercados em função de sua importância ou rentabilidade. Um dos principais indicadores de nível de serviço adotados […]
IMPACTOS DAS ABORDAGENS TOP-DOWN E BOTTOM-UP NA VARIÂNCIA DO ERRO DE PREVISÃO COM AMORTECIMENTO EXPONENCIAL SIMPLES
/em Artigos /por Peter WankeEste artigo tem por objetivo mensurar o impacto das abordagens Top-Down e Bottom-up na variância do erro de previsão de vendas com o método do amortecimento exponencial simples, relacionando a variância do erro às características mais comuns de uma série de vendas: coeficiente de correlação, variância das vendas e participação nas vendas agregadas. Para isso, […]
SALES AND OPERATIONS PLANNING – UMA MANEIRA SIMPLES DE OBTER GANHOS COM A INTEGRAÇÃO INTERNA
/em Artigos /por Rodrigo ArozoA quebra dos silos funcionais e a integração entre as diversas áreas das empresas, bem como a adoção de uma visão por processos, são assuntos há anos largamente divulgados e encorajados. Entretanto, mesmo com a adoção de sistemas integrados de gestão e reestruturações organizacionais, a obtenção de resultados tangíveis e quantificáveis através da integração interna […]
GARGALOS LOGÍSTICOS NA DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS BRASILEIRA
/em Artigos /por Renata FigueiredoOs resultados que serão apresentados neste artigo são fruto de um extenso estudo realizado pelo Centro de Estudos em Logística – CEL/Coppead, em parceria com o IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), através da sua Comissão de Logística. Com o objetivo de contribuir para o aumento do conhecimento sobre o setor de petróleo e gás no […]
DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE INICIATIVAS DE COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA DEMANDA – PARTE 2
/em Artigos /por Leonardo JulianelliNa primeira parte deste texto, foram apresentados os principais motivadores para a implementação de iniciativas de colaboração no processo de planejamento da demanda, destacando os enormes benefícios pretendidos com essas práticas. No entanto, empresas que pretendam incorporar estas iniciativas precisam estar cientes dos grandes desafios na implementação e gestão do planejamento colaborativo da demanda. Conforme […]
MOTIVADORES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE INICIATIVAS DE COLABORAÇÃO NO PROC DE PLANEJ DA DEMANDA – PARTE 1
/em Artigos /por Leonardo JulianelliDepois de décadas estudando e discutindo modelos estatísticos sofisticados para a realização de previsões de vendas, as empresas estão investindo cada vez mais tempo e recursos em novas iniciativas para aprimorar o processo de planejamento da demanda e, com isso, melhorar a qualidade das decisões de marketing, vendas e operações que são impactadas por ele. […]
BENCHMARKING DE TARIFAS E PRÁTICAS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO
/em Artigos /por Rachel FantiPara um número crescente de empresas, o transporte de cargas vem deixando de ser uma questão de importância secundária e puramente operacional para entrar de forma definitiva no centro das discussões e decisões estratégicas. Custos e nível de serviço, duas variáveis significativas para o sucesso (ou fracasso) de qualquer empresa, sofrem influência direta e decisiva […]
CUSTOS LOGÍSTICOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
/em Artigos /por Maurício LimaA carência de informações sobre custos logísticos no Brasil torna freqüente a utilização de dados defasados. O grande problema é que estes dados não necessariamente representam a nossa atual realidade, tornando difícil, entre outras coisas, a comparação com outros países. Além de tudo, a falta de um histórico acaba inviabilizando a análise da evolução do […]
CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO DE ESTOQUES DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
/em Artigos /por Peter WankeUma típica empresa fabricante de bens de consumo tende a manter entre US$ 5 milhões e US$ 15 milhões de dólares em peças de reposição, a um custo de oportunidade anual que oscila entre 20% 40% do valor em estoque (SANDVIG e ALLAIRE, 1998). De modo geral, há um consenso de que os estoques de […]
PESQUISA BENCHMARK – SERVIÇO AO CLIENTE 2005 – PARTE 2
/em Artigos /por Cesar LavalleResultado da Pesquisa realizada entre 1994 e 2004 sobre a evolução da importância e qualidade do serviço de distribuição física da indústria de bens de consumo na percepção dos supermercados A primeira parte deste artigo, publicada na edição anterior desta revista, procurou avaliar o impacto do ambiente econômico no processo de decisão de compras do […]
PESQUISA BENCHMARK – SERVIÇO AO CLIENTE 2005 – PARTE 1
/em Artigos /por Cesar LavalleResultado de pesquisa realizada entre 1994 e 2004 sobre a evolução da importância e qualidade do serviço de distribuição física da indústria de bens de consumo na percepção dos supermercados Este artigo está dividido em duas partes. A primeira explora como o ambiente econômico afeta a decisão de compras do comércio junto à indústria de […]
MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO LOGÍSTICO E O MODELO WORLD CLASS LOGISTICS – PARTE 2
/1 Comentário/em Artigos /por Maria Fernanda HijjarEsta é a segunda parte do artigo publicado no número anterior dessa revista. Naquela ocasião apresentamos um conjunto de métricas que devem ser consideradas quando se planeja a mensuração do desempenho logístico. De acordo com o modelo World Class Logistics, as medidas de desempenho empregadas pelas empresas de classe mundial pertencem a quatro áreas: serviço […]
MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO LOGÍSTICO E O MODELO WORLD CLASS LOGISTICS – PARTE 1
/1 Comentário/em Artigos /por Maria Fernanda HijjarO desenvolvimento de um bom sistema de monitoramento de desempenho é fundamental para o gerenciamento de atividades logísticas. A mensuração de desempenho é uma das mais importantes ferramentas a serem utilizadas para verificar se os objetivos estabelecidos pela empresa estão sendo alcançados, auxiliando ainda na melhor aplicação dos recursos destinados à logística. A realização deste […]
DESENVOLVENDO UM PLANO DE CAPACITAÇÃO EM LOGÍSTICA
/em Artigos /por Marcella AutranO objetivo deste artigo é apresentar características consideradas fundamentais para a elaboração de um plano de capacitação na área de logística empresarial, bem como destacar uma metodologia capaz de articular os componentes necessários à capacitação na atividade, de forma a contribuir para a melhoria do desempenho da empresa. A logística vem superando barreiras no cenário […]