14º Prêmio ILOS é entregue aos melhores prestadores de serviços logísticos do Brasil

14º Prêmio ILOS é entregue aos melhores prestadores de serviços logísticos do Brasil

O segundo dia do XX Fórum Internacional Supply Chain foi marcado pela entrega do 14º Prêmio ILOS, que homenageia os prestadores de serviços logísticos que mais se destacaram no mercado brasileiro, sob o olhar dos maiores contratantes.

A pesquisa que resultou na premiação foi realizada com de 310 profissionais de logística das maiores indústrias do País em diversos setores. Os respondentes indicaram seus dois candidatos em citações livres (sem lista prévia), mencionaram se são ou não clientes dos prestadores votados, e os dez ganhadores são aqueles que obtiveram o maior número de votos. Além dos melhores prestadores de serviços logísticos na avaliação geral, o ILOS também homenageou os dois mais votados por setor da economia. No total, foram citados 282 Provedores de Serviços Logísticos (PSL’s).

Além do reconhecimento através do Prêmio, a pesquisa é publicada em um grande benchmarking, o Panorama ILOS “Operadores Logísticos e Ferrovias: Os Melhores na Percepção de seus Usuários 2014″. O estudo apoia a decisão de indústrias contratantes, com insumos importantes para a escolha de seus parceiros logísticos, e também contribui com os prestadores de serviços ao oferecer melhores práticas e referências de mercado, que ajudam a melhorar seu planejamento e identificar oportunidades de negócio.

De acordo com Monica Barros, Gerente de Inteligência de Mercado do ILOS, “além do benchmarking com os melhores do mercado, o Panorama revela a lista dos ganhadores, o número de votos por segmento e aponta o percentual de votos por clientes e não clientes. Isso fornece ao prestador inputs sobre os segmentos em que ele atua e é reconhecido, onde há oportunidades de melhoria, e também segmentos em que ele é citado, mas ainda não dá foco, e podem se revelar oportunidades de negócio.

Evolução dos melhores operadores nos últimos dez anos

Monica Barros abriu a sessão apresentando uma análise dos ganhadores do Prêmio ILOS nos últimos 10 anos. De 2003 a 2014, os ganhadores cresceram sua receita total, em média, 26% aa, enquanto os outros operadores, 7%aa. Este crescimento não foi só orgânico, já que a maioria dos ganhadores adquiriu ou associou-se a empresas neste período. Nos últimos 5 anos, a receita média por operador cresceu 10% aa.

A pesquisa aponta que 90% dos ganhadores possuem algum tipo de certificação. Os melhores operadores aumentaram a posse de ativos nos últimos dez anos, tanto em armazéns quanto em frota, e têm mais oferta das atividades de transporte, ao passo em que houve redução na oferta de atividades de armazenagem, demonstrando um enxugamento do portfólio para foco em atividades estratégicas.

Conheça os ganhadores do 14º Prêmio ILOS

No momento mais esperado da sessão, Monica Barros começou o anúncio dos ganhadores homenageando com menção honrosa três empresas que estiveram presentes entre as dez melhores nos últimos dez anos: JSL, ALL e DHL.

Dando continuidade à premiação, os ganhadores foram anunciados em ordem decrescente. Os Correios conquistaram a 10ª posição geral entre os melhores prestadores de serviços logísticos do Brasil com 100% de votos de clientes. Em 9º lugar, ficou Luft Logistics, que também levou a 2ª posição no setor Comércio Varejista, com 78% de votos de clientes. Em 8º lugar, CEVA Logística, com 40% de votos de clientes.

A Maersk – Mercosul Line ficou em 7º lugar geral, e foi também eleita a melhor no setor Agronegócio, com 92% dos votos. Em 6º lugar, ficou a ALL, com 33% de votos de clientes. A Kuehne + Nagel ficou em 5º lugar geral, e também em 2º lugar nos setores Higiene, Limpeza, Cosméticos e Farma, com 81% de votos dos clientes. O 4º lugar ficou com a TNT Mercúrio, que teve 53% de votos de clientes.

A Hambur Süd & Aliança ganhou o 3º lugar geral, o 1º lugar em Papel e Celulose e o 2º lugar no setor Eletroeletrônico. O 2º lugar geral foi para a JSL, que também foi a mais votada no setor Siderurgia e Metalurgia, e a segunda mais votada nos setores Automotivo e Autopeças e Papel e Celulose.

E, finalmente, o anúncio mais esperado: a DHL foi eleita a melhor prestadora de serviço logístico de 2014, com 49% de votos de clientes. Além do primeiro lugar geral, a DHL foi a mais votada nos segmentos: Alimentos e Bebidas, Automotivo e Autopeças, Eletroeletrônicos, Higiene, Limpeza, Cosméticos e Farmacêutico, Químico e Petroquímico. A empresa ficou em segundo lugar no setor Siderurgia e Metalurgia.

Parabéns a todos os ganhadores! Confira as imagens.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] ILOS entramos em contato com as grandes empresas do Brasil com o objetivo de descobrirmos os melhores prestadores de serviço logísticos. Como lidamos com uma lista aberta, as empresas podem votar em seus parceiros, ou nas empresas que […]

Os comentários estão fechados.