Você já realizou algum curso online?

No ano passado (2016) escrevi aqui um post sobre cursos online, indicando o percentual de executivos de logística e supply que já havia realizado algum tipo de treinamento pela internet.

O ILOS refez essa pesquisa em 2017 e as tendências se confirmaram: 65% dos profissionais desta área já haviam realizado algum tipo de curso online em 2017, maior percentual histórico registrado desde 2014, quando apenas 28% dos profissionais havia experimentado esse tipo de treinamento na web.

blog ILOS - pesquisa curso online logística

Figura 1: Pesquisa com executivos de logística e supply

Fonte: ILOS 2017

A tecnologia está definitivamente inserida na área de educação, e as escolas, do ensino básico ao superior, precisarão realmente rever sua forma de ensino. Provavelmente os cursos presenciais sempre existirão, mas os recursos desenvolvidos para o treinamento à distância deverão ser incorporados.

Já estamos vivendo a nova era da educação. E isso se demonstra também nos temas dos cursos mais procurados. Assuntos atuais como o Omnichannel entraram na lista dos cursos de maior interesse pelos executivos de logística brasileiros, disputando espaço com temas clássicos como Custos Logísticos e Transportes. Isso implica em um grande desafio tanto para os profissionais de logística, quanto para os profissionais de educação, que devem estar a frente do conhecimento e serem capazes de trabalhar novos temas, com poucas referências bibliográficas e poucos exemplos consolidados, ao mesmo tempo em que precisam utilizar uma nova plataforma de aprendizado, aproveitando-se de todos os recursos tecnológicos disponíveis.

O gráfico a seguir mostra os cursos que os executivos de logística e supply mais pretendem realizar nos próximos anos.

blog ILOS - curso online

Figura 2: Cursos mais procurados entre os executivos de logística e supply

Fonte: ILOS 2017

O ILOS oferece uma série deles, online e/ou presencial. Para aqueles que tiverem interesse, sugiro os links a seguir para mais informações.

REFERÊNCIAS:

Cursos ILOS
Artigo: Cursos Online e a Nova Era da Educação