Unicef e a sua logística para salvar vidas

Todo ano, centenas de pedidos de ajuda humanitária são feitas pelo mundo, partindo de mais de 100 países, seja devido a fenômenos naturais, como enchentes, terremotos, furacões ou tsunamis, seja por crises de refugiados, seja em decorrência de conflitos armados. Como já comentamos anteriormente, esses pedidos são atendidos por organizações humanitárias como Médicos sem Fronteiras, Unicef e Cruz Vermelha, que rapidamente se mobilizam para garantir que os suprimentos cheguem à região afetada o mais rápido possível.

logistica para salvar vidas - Unicef - blog ILOS

Figura 1 – Montagem de pallets no CD da Unicef em Copenhagen

Fonte – Sam Nuttall – Unicef

No caso da Unicef, esses suprimentos chegam a qualquer parte do mundo em, no máximo, 72 horas. Voltado para garantir ajuda humanitária a crianças no mundo todo, o organismo da ONU possui 3 centros de distribuição, localizados em Copenhagen (Dinamarca), Panamá e Dubai (Emirados Árabes), com capacidade para garantir suprimentos para 250 mil crianças por três semanas.

O principal CD da Unicef fica em Copenhagen e tem o tamanho de três campos de futebol. Ele possui 8 andares de armazenagem e movimenta mais de 850 SKUs, entre kits para reidratação oral, vacinas, equipamento médicos, sabonetes e alimentos até suprimentos para escola, brinquedos e bonecas. Nele, também é montado o maior kit produzido pela Unicef, em parceria com o Médico sem Fronteiras. Do tamanho de um contêiner, o kit reúne desde medicamentos e equipamentos médicos a purificadores de água capazes de atender a 10 mil pessoas.

Assim como os CDs de grandes indústrias, o da Unicef também conta com transelevadores, esteiras, pontes rolantes e robôs para fazer a armazenagem, separação e picking dos itens, 24 horas por dia. Tudo para garantir que, após 24 horas do contato inicial, os suprimentos já estejam separados para que, no dia seguinte sigam para o avião e dois dias depois cheguem em qualquer lugar do planeta.

Vídeo 1 – A operação de armazenagem da Unicef em Copenhagen

Fonte – Unicef Canadá

A Unicef é um dos maiores compradores de produtos voltados para salvar vidas no mundo, tendo gasto quase US$ 3,5 bilhões em produtos e serviços em 2017. Assim como as maiores varejistas, a Unicef também precisa se programar diariamente, independentemente se há uma emergência, e seus sistemas são voltados para gerenciar os itens de acordo com o seu prazo de validade.

Entretanto, os desafios logísticos da Unicef não se encerram na armazenagem, separação e despacho do CD. Por conta das especificidades de cada região a ser atendida, a distribuição dos kits também pode ser desafiadora. Se a região possui estrutura para um avião pousar, ótimo. Mas, se não há pista de pouso, os itens podem ser distribuídos em comboios de caminhões, ou por pescadores locais ou até mesmo serem jogados de helicópteros, em embalagens resistentes a quedas de até 10 metros de altura!

Vídeo 2 – A distribuição dos itens no Haiti

Fonte – Unicef

REFERÊNCIAS:

How Unicef sends lifesaving supplies anywhere in the world within 48 hours

Peek inside Unicef’s massive supply warehouse in Copenhagen