Cesar Lavalle - ILOS

Sincromodalidade: a integração inteligente de modais de transporte

Imagine a possibilidade de contratação de transporte internacional de carga que se restrinja a preço e requisitos de serviço, dando ao operador logístico a liberdade de optar pelos modais até o destino final.

O conceito de Sincromodalidade promove este processo dinâmico de otimização logística. É a multimodalidade como deveria funcionar, integrando os vários modais de transporte disponíveis num processo decisório que aloca aquele mais adequado em qualquer momento do percurso.

Vídeo 1 – O conceito de Sincromodalidade

Fonte: You Tube

A TKI-Dinalog, Instituto Avançado de Logística da Holanda, tem liderado esta e outras iniciativas de inovação no continente europeu. Este projeto de Sincromodalidade aborda três grandes desafios:

  • estabelecer a integração da malha logística europeia;
  • melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos serviços logísticos;
  • mudar a mentalidade dos embarcadores e operadores logísticos para uma abordagem holística e sincronizada de multimodalidade, a qual introduz o conceito de postergação na decisão do modal de transporte a ser utilizado em cada etapa do percurso até o último momento, permitindo flexibilidade máxima no roteamento, melhoria do serviço e sustentabilidade (ex.: redução de emissão de CO2).

É interessante ressaltar que a Sincromodalidade, ao aumentar o grau de liberdade do operador logístico na utilização de modais disponíveis, embute o benefício de um potencialmente relevante gerenciamento intrínseco de risco, ao possibilitar a mitigação de impactos de incertezas e rupturas no Supply Chain, quase que em tempo real.

O importante deste projeto é o estabelecimento de uma visão de futuro que norteia o desenvolvimento de condições necessárias para compor e tornar em realidade um objetivo comum que visa, em última análise, a prosperidade da sociedade.

Longe disso, a infraestrutura logística do Brasil carece de pré-requisitos básicos para almejar o “sonho” da Sincromodalidade. Mais importante que chegar ao objetivo final, seria tê-lo claramente definido para estrategicamente nortear o governo no estabelecimento de um caminho promissor, priorizando e desenvolvendo projetos consistentes e relevantes para a sua realização.

Vídeo 2 – Veja mais sobre a Sincromodalidade

Fonte: You Tube

Referência:

http://www.dinalog.nl/en/project/synchromodalit/

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352146516302228