O transporte marítimo aos olhos de todos!

Um dos grandes desafios contemporâneos das empresas é gerir e analisar a enorme quantidade de dados (Big Data) originados pelos diversos sistemas utilizados em todas as esferas da companhia e da cadeia de suprimentos. Entretanto, quando bem executado, o Big Data Analytics é capaz de trazer grandes ganhos e indicar excelentes oportunidades.

Uma prova do potencial que a análise dessa grande massa de dados pode ter foi revelado no mês passado, quando pesquisadores o Instituo de Energia da University College London disponibilizaram ao público um mapa interativo que mostra a movimentação do transporte marítimo internacional em 2012. Desenhado pela Kiln Digital, o mapa foi criado a partir de 250 milhões de posições de navios registrados individualmente, que foram cruzados com outros bancos de dados para se obter as características de cada tipo de embarcação. O resultado é impressionante é pode ser experimentado abaixo.

O objetivo principal do projeto era mostrar o tamanho da pegada de carbono deixada pelos navios. Em 2012, foi estimado em mais de 796 milhões de toneladas as emissões de CO2 originárias do transporte marítimo internacional, um tema que se tornou um elefante na sala de negociações da COP21 no ano passado.

Além de conferir a contagem das emissões, através do mapa é possível escolher qual período do ano e região você quer visualizar, que elementos você quer deixar aparentemente (portos, rotas, navios e limite dos continentes) e filtrar os navios por tipo (amarelo para navios porta-contêiner, azul para cargas sólidas, vermelho para tanques de petróleo e combustível, verde para transporte de gás natural liquefeito e rosa para o transporte de veículos).

Por meio da navegação no mapa, é possível observar interessantes situações:

  • Mesmo desligando a opção de marcação do limite dos continentes, é possível identificá-los bem claramente simplesmente pelas linhas de rotas;

Transporte marítimo - Figura 1 - Sem contornos

Figura 1 – Mapa apenas com rotas de navios

Fonte: shipmap.org

Transporte marítimo - Figura 2 - Somália

Figura 2 – Rotas próximas à Somália

Fonte: shipmap.org

Transporte marítimo - Figura 3 - Canal do Panamá

Figura 3 – Canal do Panamá

Fonte: shipmap.org

  • A dificuldade de navegação para os Polos Norte e Sul acarretam na quase inexistência de rotas para as regiões;

Transporte marítimo - Figura 4 - Polo Sul

Figura 4 – Polo Sul

Fonte: shipmap.org

  • Perto do Rio de Janeiro, é possível identificar a Bacia de Campos em função da concentração de navios petroleiros;

Transporte marítimo - Figura 5 - Bacia de Campos

Figura 5 – Bacia de Campos

Fonte: shipmap.org

  • Mesmo tendo um oceano inteiro para navegar, os navios costumam ficar perto da costa ou se agrupar em determinadas rotas para diminuir o seu tempo no mar;

Transporte marítimo - Figura 6 - Rotas

Figura 6 – Rotas comuns

Fonte: shipmap.org

  • Os navios são capazes de navegar em grandes rios, como é o caso do Rio Amazonas.

Transporte marítimo - Figura 7 - Rio Amazonas

Figura 7 – Rotas pelo Rio Amazonas

Fonte: shipmap.org

 

O projeto desenvolvido pela UCL é muito interessante, pois consegue tangibilizar situações que muitas vezes ficam apenas no campo da imaginação. Fica a torcida para que surjam mais iniciativas como esta!

 

Referências

<http://www.shipmap.org/>

<https://www.bartlett.ucl.ac.uk/energy/news/interactive-shipping-map>

<http://www.citymetric.com/business/data-visualisation-shows-path-every-trade-ship-world-over-course-2012>

<http://exame.abril.com.br/economia/noticias/mapa-interativo-permite-ver-comercio-global-em-movimento?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+SoEmExame+%28S%C3%B3+em+EXAME%29>

<http://www.vox.com/2016/4/25/11503152/shipping-routes-map>