Historicamente as empresas se diferenciavam pelo melhor produto ou pelo menor preço. No entanto, com o aumento da competição e redução das margens, tornou-se cada vez mais difícil se diferenciar por esta lógica tradicional, tornando a logística uma fonte de vantagem competitiva.
Uma das formas de conquistar seu cliente por meio da logística é o nível de serviço entregue. Disponibilidade de produto, disponibilidade de informação e entrega dentro do prazo são apenas alguns exemplos dos fatores que a logística pode agregar à experiência de compra do cliente.
Além de ampliar os benefícios percebidos pelo cliente, a área de logística também pode agregar valor aumentando a receita da empresa e reduzindo os custos operacionais, de mercadorias vendidas e de impostos, de forma a maximizar o lucro que é entregue aos acionistas.
Redução das despesas operacionais
Garantir a eficiência operacional na gestão do ciclo de pedidos, transportes, estoques e armazenagem é fundamental no processo de corte de gastos, tornando as questões operacionais fortes aliadas na redução de custos.
Redução do Custo da Mercadoria Vendida (CMV)
A gestão estratégica de suprimentos e do relacionamento com fornecedores podem garantir menores custos de aquisição.
Redução de impostos sobre vendas
Como a carga tributária brasileira é muito elevada e complexa, a definição de uma rede logística com otimização fiscal pode reduzir significativamente os impostos.
Aumento da receita
Por meio da redução de rupturas no ponto de venda, melhor posicionamento do estoque na cadeia e posicionamento da rede logística como suporte a um melhor serviço aos clientes, a logística pode funcionar como um alavancador de vendas.
A logística, portanto, não pode mais ser encarada como mais um centro de custo e sim como uma oportunidade de conquistar vantagem competitiva e aumentar o lucro, seja por meio do aumento da receita ou redução dos custos.
Referências