HomePublicaçõesInsightsImpactos da nova tabela de pisos mínimos da ANTT na remuneração do frete rodoviário

Impactos da nova tabela de pisos mínimos da ANTT na remuneração do frete rodoviário


No último dia 16/07/2020, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução nº 5.899, por meio da qual foi atualizado o tabelamento de pisos mínimos de frete rodoviário no Brasil. A nova Resolução entrou em vigor na última segunda (20) e buscou refletir, principalmente, a queda nos preços do diesel no mercado nos coeficientes de cálculo do frete mínimo a ser remunerado.

De fato, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em meados de março deste ano, o preço médio do diesel vem sofrendo significativas quedas consecutivas, sendo que nos meses de março, abril e maio deste ano, houve um recuo de 3,4%, 7,4% e 7,4%, respectivamente, em relação ao mês anterior. No acumulado de janeiro até junho de 2020, houve queda de 18% no preço médio praticado do combustível.

preço médio diesel - frete rodoviário - ILOS Insights Figura 1: Evolutivo do preço médio do diesel. Fonte: ANP (consulta em jul/2020). Análise: ILOS.

Se por uma lado o gráfico acima deixa clara a tendência de queda nos preços do diesel no início de 2020, por outro lado é possível notar que junho foi o primeiro mês, desde o início da pandemia, em que houve um aumento, ainda que singelo (0,4%), do preço do diesel em relação ao mês anterior. Quando olhamos para dados ainda mais recentes, em consulta realizada em 21/07 no site da ANP, o preço médio do diesel apurado para o mês até a data da consulta era de R$ 3,28. Se compararmos esse valor ao preço médio praticado em junho (R$ 3,15), percebemos uma alta mais significativa, de 4,2%.

Apesar disso, como a nova tabela da ANTT acaba de ser divulgada, é razoável prever que essa tendência de aumento dos preços observada em julho ainda não tenha sido incorporada na nova publicação. E, de fato, esta nova versão do tabelamento de pisos mínimos da ANTT, trouxe, de maneira geral, uma queda tanto no coeficiente de custo de carga e descarga (CC), que compõe a parcela fixa na composição do preço mínimo do frete rodoviário, quanto no coeficiente de custo de deslocamento (CCD), que representa a componente variável do preço mínimo do frete.

A figura que segue traz um comparativo entre as 3 versões publicadas da tabela em 2020, por meio das resoluções nº 5.867 de janeiro, nº 5.890 de maio, e nº 5.899 de julho. A análise foi dividida em duas partes: uma primeira dedicada a um perfil de veículo comum no mercado de transportes de carga no Brasil (carga geral, 5 eixos, desempenho padrão) e uma segunda seção mais geral, com análise de todos os tipos de carga e perfis de veículo (eixos).

piso mínimo - frete rodoviário - ILOS Insights Figura 2: Análise comparativa das 3 últimas publicações do tabelamento de pisos mínimos de frete rodoviário da ANTT (Resoluções nº 5.867, nº 5.890 e nº 5.899. Análise: ILOS. Foram omitidas as duas últimas casas decimais dos coeficientes CC e CCD na figura.

A análise evidencia que, da tabela de janeiro para a de maio, houve a manutenção generalizada dos coeficientes de custo de carga e descarga (CC) e uma redução de 4% a 6% nos coeficientes de custo de deslocamento (CCD). Já quando comparamos a versão publicada agora em julho com a publicação de maio, é possível notar que, apesar de não generalizada, houve uma tendência de queda nos coeficientes de custo de carga e descarga (CC), que chegou, em alguns casos, a 11%, além de uma queda geral nos coeficientes de custo de deslocamento indo de 3% a 8%.

No entanto, é importante destacar que, apesar de a ANTT comumente divulgar atualizações semestrais do tabelamento de fretes mínimos, a agência também prevê versões intermediárias da tabela sempre que houver uma oscilação, positiva ou negativa, superior a 10% do valor do diesel S10, conforme dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Logo, se a tendência de aumento dos preços destacada anteriormente neste post, decorrente da retomada gradual da economia, se confirmar, podemos esperar que, antes de janeiro de 2021, a agência faça uma nova publicação reajustando novamente os coeficientes para o cálculo dos pisos mínimos do frete rodoviário, desta vez com tendência generalizada de aumento.

Embora a ANTT tenha feito esta nova publicação da tabela, vale lembrar que o assunto ainda apresenta pendências legais a serem resolvidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Luiz Fux é o relator de 3 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) relativas ao tabelamento, movidas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Associação do Transporte Rodoviário do Brasil (ATR Brasil). O julgamento, inicialmente marcado para fevereiro de 2020, acabou sendo adiado, a fim de se tentar, primeiramente, buscar a conciliação entre as partes envolvidas (setores produtivos e dos caminhoneiros), conforme pedido da Advocacia Geral da União (AGU). A última reunião de conciliação ocorreu em março deste ano, sendo que a próxima estava prevista para abril. Porém, devido ao agravamento da pandemia, o encontro foi adiado, ainda sem uma data definida para ocorrer.

Dessa forma, por conta da indefinição sobre a constitucionalidade do tabelamento, ainda que previstas nas resoluções, continuam suspensas as aplicações de quaisquer multas ou sanções relacionadas à tabela, incluindo as decorrentes do não cumprimento dos valores tabelados por parte do contratante de frete.

Após mais este capítulo na história do tabelamento de fretes do Brasil, todos esperam que, tão logo seja possível, definições importantes quanto à constitucionalidade ou não da medida sejam tomadas para trazer maior segurança ao ambiente de negociação de fretes entre embarcadores e transportadores/autônomos no Brasil. O diálogo, em vez da regulação do mercado através de uma lei de tabelamento de preços, soa como uma maneira mais sensata de resolver o impasse entre as partes envolvidas e corrigir eventuais distorções de mercado. O Transporte de Cargas no Brasil será um dos temas de amplo debate no Fórum ILOS 2020, que este ano acontecerá em sua primeira versão 100% online, entre os dias 13 e 15 de outubro.

Referências:

ANTT – Resolução no 5.899

ANP – Preço médio de diesel

ANTT – Resolução no 5.867

ANTT – Resolução no. 5.890

Globorural – Decisão sobre tabela de frete fica para abril

Poder 360 – Nova tabela do frete passa a valer nesta 2a. feira

26o Fórum Internacional Supply Chain

Mais de 3 anos de experiência em projetos de consultoria em Logística e Supply Chain para empresas dos setores de Varejo, Alimentos e Bebidas, Químico e Petroquímico, Telecomunicações, Saúde e Higiene e Beleza. Atuou em projetos de modelagem e otimização de rede logística, definição de política de abastecimento de estoques, estratégia de contratação de transporte primário e secundário com estudo de sinergias, avaliação de modais e alternativas frente ao tabelamento de pisos mínimos de frete da ANTT, dimensionamento de frota para coleta e distribuição urbana, apoio à negociação com transportadores com desenvolvimento de ferramenta heurística para alocação de pacotes de rotas e benchmarking com grandes embarcadores de carga seca e congelada referente a práticas de mercado na operação de transportes.

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