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Nossos especialistas possuem formação acadêmica destacada e experiência prática como executivos e consultores de grandes empresas no Brasil e no exterior. Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento do conteúdo, metodologia e aplicação dos nossos cursos.
Maurício Lima, M.Sc. COPPE/UFRJ
É Sócio-Diretor do ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain. Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ em 1998 e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ em Pesquisa Operacional e Gerência de Operações em 2003. Atuou como pesquisador do CEL-COPPEAD/UFRJ por 12 anos, onde dirigiu a área de Ensino em Logística e desenvolveu diversos programas executivos na área de Logística e Supply Chain. Tem experiência como professor e consultor na área de logística e Supply Chain Management em empresas como: ALL, AMBEV, Bayer, Bunge, Braskem, BR Distribuidora, C&A, Cargill, Coca-Cola, Correios, Electrolux, Enterasys, FCA, Gerdau, Grupo Lachmann, GVT, Ipiranga, Kimberly-Clark, Lojas Americanas, Manetoni, Martins, Monsanto, Natura, Nokia, O Boticário, Oi, Pão de Açúcar, Pepsico, Petrobrás, Procter & Gamble, QAD, Sadia, Scheineider Eletric, Schumberger, SKY, Suzano Papel e Celulose, TCP, Transpetro, Ultragaz, Unilever, Vale, Votorantim Cimentos e Votorantim Celulose e Papel. Tem diversos artigos publicados em periódicos e em revistas especializadas e é um dos autores dos livros “Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira” e “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”.
Leonardo Julianelli , D.Sc. COPPE/UFRJ
Sócio-Executivo do ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain. Graduado em Engenharia de Produção pela EE/UFRJ, é Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ com extensão na EM Lyon, França, e doutor em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ. Tem diversos artigos publicados em periódicos e em revistas especializadas, sendo um dos autores do livro: “Previsão de Vendas: Processos Organizacionais & Métodos Qualitativos e Quantitativos”. Suas áreas de pesquisa são: Planejamento da Demanda, Serviço ao Cliente no Processo Logístico e Planejamento de Operações. Atuou durante 8 anos no CEL-COPPEAD/UFRJ, ajudando a organizar a área de Ensino em Logística. Em consultoria, realizou diversos projetos na área de logística, como Diagnóstico e Plano Diretor, Previsão de Vendas, Gestão de Estoques, Planejamento da Demanda e Plano de Capacitação em empresas como Abbott, Braskem, Nitriflex, Petrobras, Promon IP, Vale, Natura, Jequití, entre outras. Como professor, ministrou aulas em empresas como Coca-Cola, Souza Cruz, ThyssenKrupp, Votorantim, Carrefour, Petrobras, Vale, Via Varejo, Furukawa, Monsanto, Natura, Ambev, BR Distribuidora, ABM, International Paper, Pepsico, Boehringer, Metrô Rio, Novelis, Sony, GVT, SBF, Silimed, Bettanin, Caramuru, CSN, Libra, Schlumberger, Schneider, FCA, Boticário, Usiminas, Bayer, ESG, Kimberly Clark e Transpetro, entre outras.
Ataide Braga, D.Sc. COPPE/UFRJ
Mestre em Administração Operações Logísticas e Tecnologia pela Naval Postgraduate School Monterey (EUA). Possui o título de Certified Professional Logistician emitido pela International Society of Logistics. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.É autor de diversos artigos publicados em revistas e congressos no Brasil e no exterior. Suas áreas de pesquisa são Logística Integrada, Compras, Gerência de Fornecimento e Supply Chain Management. Sua experiência profissional compreende a responsabilidade por equipamentos e sobressalentes internacionais para manutenção em sistemas de confiabilidade crítica. Foi pesquisador e professor do CEL-COPPEAD/ UFRJ atuando nas áreas de logística, compras e fornecimento.
Beatris Huber, M.Sc. COPPEAD/UFRJ
Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ com extensão na European Business School – EBS, Alemanha e Administradora de Empresas pela UFRJ. Atualmente Consultora Sênior do Instituto ILOS, atuando em Projetos de Consultoria, na Coordenação do curso aberto Formação e Desenvolvimento em Logística e Supply Chain, no desenvolvimento de Jogos de Empresas, Ferramentas de Ensino, Cursos online e ministrando aulas de Análise de Dados e Gestão de Estoques. Já atuou em projetos de consultoria e de capacitação em empresas de diversos segmentos como: Coca-Cola, Souza Cruz, ThyssenKrupp, Votorantim, Carrefour, Petrobras, Mallinkrodt, Via Varejo, Furukawa, Monsanto .
Eduardo Galvão Moura Jardim, D.Sc. University of Birmingham/UK
Doutor em Eng. Produção e Mestre em Metalurgia Industrial (The University of Birmingham-UK) e em Eng. de Produção (COPPE/UFRJ); Eng°. Metalúrgico e Industrial (PUC-RJ); Treinamento em Produtividade e Qualidade Industrial (AOTS-Yokohama-Japão; The University of Tennessee-Knoxville-EUA e Georgia Institute of Technology and The Coca-Cola Company-Atlanta,EUA, em 1995 e 1996); Coord. de Assuntos Especiais do Inst. Nacional de Tecnologia (INT), de 1990 a 2007. Prof. da UFRJ – Escola de Eng. / Depto de Eng. Industrial e da COPPE/UFRJ;
Prof. do MBI Master Business Administration(NCE-UFRJ); Coord. no Brasil do PMDP – Production Management Development Program, da Coca-Cola Company. Presta consultoria, participa de implantação de sistemas e faz treinamento no campo das modernas tecnologias de gestão da produção em empresas como Nokia, Honda, Coca-Cola (Grupo Simões), Xerox, Philips – MDS, CSN, dentre outras. Recebeu o Diploma da Ordem do Mérito Científico Nacional / Classe Comendador por Decreto Presidencial de 20/11/96 (D.O.U. 22/11/96). Autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior.
Ricardo Costa, D.Sc. COPPE/UFRJ
Sócio Fundador da TRILHA DA INOVAÇÃO. Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ, é Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Possui Pós-Graduação em Analise de Sistemas (IBAM-RJ) e possui Treinamento em Produtividade e Qualidade Industrial pela AOTS de Yokohama, Japão
Gerente de desenvolvimento e disseminação dos SIMULADORES TRILHA – Tecnologia SEE-THE-FUTURE do INT e presta consultoria e treinamento a empresas no campo das modernas tecnologias de gestão da produção no Brasil, Equador, México e em Portugal. Autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior.
Atualmente é o Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Industrial e do MBA em Gestão da Produção e Qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Management), além do programa de pós-graduação em Eng. Produção da Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC. Atua como professor em diversos cursos.
Claudio Pitassi, D. Sc. PUC-Rio
Doutor em Administração de Empresas pelo IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Administração de Empresas pela Claremont Graduate School, USA (1994). Pós-graduado em Finanças pelo IBMEC e pela Fundação Dom Cabral. Pós-graduado em Economia Industrial pelo IEI da UFRJ (1985).
Atualmente é professor adjunto do Mestrado em Administração da Estácio de Sá (MADE), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação. Atuou como executivo na Vale, onde trabalhou por 23 anos, tendo como destaque a coordenação do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Diretoria Executiva de Logística.
Fábio Miguel, D. Sc. UFRJ
Doutor em Economia pela UFRJ com tese sobre Estratégias de Compras das Multinacionais Automobilísticas. MBA em Gestão de Negócios (FGV), Mestrado em Economia (PUC) e Graduado em Economia (UNESP). Tem 17 anos em áreas de Suprimentos e Financeira. Foi auditor da Trevisan. Trabalhou 12 anos no grupo Peugeot Citroen nas áreas de Compras, Custos dos veículos no Mercosul e Planejamento Estratégico. Foi Gerente de Compras para America Latina sendo responsável pela gestão, custo, inteligência, normas e auditoria, KPI’s e negociação com grandes fornecedores mundiais.
De 2011-13 trabalhou no Grupo Boticário como como Gerente de Custos. Em 2013 ingressou no grupo L’Oréal como Diretor de Compras de Serviços de Marketing para América Latina e em 2014 assumiu a Diretoria de Compras da L’Oréal no Brasil como responsável pelas negociações de matéria-prima, embalagens e terceiros. É Professor de Economia, Strategic Sourcing, Tributação para Compras, Planejamento Estratégico e Custos em MBA’s e em cursos executivos de Compras e Suprimentos.
Paulo Mendes, D. Sc. PUC-Rio
Position title: Senior Planning & Logistics Director – The Coca-Cola Company
Graduated in Nautical Sciences from Merchant Marine School. Has a Ph.D. in Industrial Engineering from Catholic University, a Master of Science degree in International Logistics from Georgia Institute of Technology, and a Master of Science in Industrial Engineering from Catholic University. Postgraduate in Marketing and in Management from Instituto de Administração e Gerência of Catholic University (PUC), and in Finance from EPGE of FGV/RJ. Has global operational experience in the supply chain areas of Planning (Demand, Inventory and Operations & Production Planning), Procurement, Logistics, Route to Market and Commercial.
Celso Veríssimo, MBA FGV
É Químico Industrial pelas Faculdades Reunidas Prof. Nuno Lisboa – RJ, Pós-Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ e possui MBA em Gestão Integrada de Empresas para a Excelência pela FGV-RJ. Iniciou carreira na Michelin como supervisor de laboratório químico, evoluindo para a área de meio ambiente, e posteriormente na área de compras na nacionalização de matérias primas. No Dpto de pesquisa e desenvolvimento, tornou-se responsável pelo centro técnico de formação na área de polímeros e desenvolvimento de novos materiais, bem como a garantia da qualidade das medições. Trabalhou por diversos períodos na matriz da Michelin França perfazendo um total de 2 anos de vivência no exterior. Foi Gerente de Qualidade e de Engenharia de Embalagem na L’Oréal. Foi promovido a Gerente de Produção e em 2003 assumiu a Direção de Produção onde realizou trabalhos de reestruturação completa da área produtiva em termos de aumento de capacidade por otimização de processos produtivos, bem como investimentos em compra de equipamentos. Atuou durante 3 anos como Diretor de Compras de Serviços de Terceirização para a América Latina da L’Oréal. Atualmente é sócio proprietário da empresa ART & DAN Consultoria e Treinamentos em Otimização de Processos Industriais.
Ivail Muniz, Doutorando COPPE/UFRJ
Doutorando em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Ensino de Matemática (com concentração em Matemática Discreta) pelo CEFET/RJ e graduado em Matemática pela UFRJ. É Professor efetivo do Colégio Pedro II, da Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do RJ, e Lecture dos Institutos COPPEAD e ILOS, ministrando disciplinas para cursos de Extensão, Especialização em Finanças, Marketing e Logística, e professor colaborador do MBA Exectutivo COPPEAD. Atua também em programas de treinamento e aperfeiçoamento In Company. É consultor em programas do MEC e INEP, além de participar em processos e sistemas de avaliação regionais, nacionais e internacionais.
Antônio Carlos Côrtes, M.Sc.FEG/UNESP
Economista pela Universidade Federal Fluminense UFF (1993). Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Logística pela FEG-UNESP (2010). MBA em Economia de Empresas e Gestão Financeira pela USP (2001). Vivência de 20 anos em Logística e Compras Internacionais, Comércio Exterior e Gestão Econômico-Financeira no Supply Chain. Atualmente Diretor da Cortes Consultoria e Comércio Internacional, especializado em desenvolvimento de fornecedores/importações da China, operações logísticas, projetos para redução de custos logísticos e treinamento. Professor nos MBAs de instituições de primeira linha de São Paulo e Rio de Janeiro, ministrando as disciplinas: Logística Internacional, Gestão de Custos Logísticos, Seleção de Fornecedores na China e Finanças no Supply Chain. Publicou pela Paco Editora em Junho 2012 o livro: COMO IMPORTAR DA CHINA – Seleção de Fornecedores e Gestão Logística de Importação.
Gustavo Sued, M.Sc. COPPEAD/UFRJ
Economista pela UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD com extensão na Wharton School. Trabalhou na L’Oréal, no marketing da marca Lancôme, onde foi responsável pelo portfólio de Perfumes e pelos clientes Internet. Foi gerente na POPMarketing, consultoria de trade marketing, com projetos realizados junto a Kibon/Unilever, Toyota, Kraft Foods e ABSOLUT. Atualmente é consultor de estratégia na K2 Achievements.
Marcelo de Paula, M.Sc. COPPEAD/UFRJ
Concluiu o mestrado em Administração pelo COPPEAD/UFRJ em 2002. Graduou-se em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo ITA (1995), Especializou-se em Engenharia de Produção (1996) e em Engenharia Econômica (1997) pela UFRJ. Atualmente é Gerente Geral de Orçamento e Gestão Econômica da Manabi, tendo passado por empresas como Vale, Log-In Logística, Wilson Sons, Mellon Global Investments, RiskControl/Banco BBM, International Civil Aviation Organization (ICAO), Roland Berger Strategy Consultants e Força Aérea Brasileira (FAB). Leciona no COPPEAD/UFRJ, desde 2003, nos Cursos de Formação (Logística Empresarial, Finanças, Administração Internacional e Marketing) e de Aperfeiçoamento Profissional (Técnicas Avançadas em Gestão Logística). Fundou em 2002 o Projeto Compartilhando (www.projetocompartilhando.org), projeto social dos alunos de mestrado da COPPEAD de assistência à Escola Municipal Tenente Antônio João, atendendo a cerca de 800 crianças.
Marcelo Knust, M.Sc. FGV-RJ/EPGE
Mestre em Economia Empresarial e Finanças, e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV / EPGE, no Rio de Janeiro. Especializado em Negociação pela Harvard Law School – Cambridge e pela CWC School for Energy – Londres. Ocupou cargos executivos em empresas nacionais e multinacionais ao longo de sua experiência profissional de dez anos na indústria e mais de dez anos no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação. Responsável por unidades de negócio regionais e internacionais do grupo América Móvil, atuou como negociador de acordos multilaterais para o desenvolvimento de negócios na América Latina e Estados Unidos. No Brasil, como Diretor Comercial, liderou equipes de atendimento a grandes contas de clientes corporativos dos segmentos privado e público nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Como Diretor de Operações foi responsável por garantir a continuidade operacional das redes de serviços de voz e dados nos mesmos estados, estando à frente de uma equipe de 290 colaboradores. Participou de estudos de concentração econômica em projetos de fusão e aquisição de empresas do segmento de telecomunicações. Coautor do livro Negociação e Administração de Conflitos da série FGV Management atua como consultor organizacional e professor em programas de treinamento e desenvolvimento com ênfase na área de negociação e administração de conflitos, desde 2000. É sócio-gerente da VISION – Desenvolvimento de Pessoas.
Marcus Verol, M.Sc. IBMEC
Marcus Verol é engenheiro de produção pela UFRJ, com mestrado em Administração pelo Ibmec. Participou da 1ª turma do Curso de Técnicas Avançadas em Gestão Logística do ILOS. Marcus trabalhou por 10 anos na Accenture onde foi gerente sênior ligado à prática de Supply Chain. Anteriormente trabalhou na Pepsico, Ambev (Brahma), CSN e Nitriflex. Hoje trabalha na SulAmérica. Já realizou projetos de Sourcing, Service Management e Fulfillment em diversas empresas.
Sebastião Almeida, B.Sc. UFRJ
Engenheiro Mecânico pela EE/UFRJ, com especializações pelo MIT e Harvard. É Sócio e diretor da Knapp Sudamérica Ltda, filial do Grupo Austríaco KNAPP AG, especializado em soluções de automação para Centros de Distribuição. Possui larga experiência em projetos de automação em segmentos como varejo, internet, farmacêutico, cosmético, entre outros.
Diego Araújo de Souza, B. Sc. INSA Lyon/FR
Graduado em Engenharia Civil pela PUC-Rio e Engenharia Industrial pelo INSA Lyon, sendo também certificado como Certified Supply Chain Professional pela APICS. Foi consultor de projetos do ILOS por 4 anos, atuando em projetos como definição de rede logística, previsão de vendas e S&OP em diversas indústrias, no Brasil e no exterior. Tem artigos publicados em revistas especializadas nos temas de previsão de vendas e tecnologia aplicada ao processo de S&OP. É atualmente sócio gestor da Plannera, empresa especializada em apoiar processos de S&OP.