Como as caixas de entrega podem reduzir o custo logístico

Grande parte dos fabricantes, distribuidores e varejistas do setor de bens de consumo utiliza maciçamente caixas de papelão para a consolidação das entregas e recebimentos de seus produtos. Isso se deve majoritariamente ao baixo custo e boa resistência desse tipo de embalagem, aliado também a possibilidade de reciclagem das caixas avariadas ou sem possibilidade de utilização futura. Todavia, mesmo com essas vantagens, ainda existem algumas oportunidades na operacionalização dessas caixas que podem trazer ganhos substanciais nos custos de suas operações e que por muitas vezes são negligenciadas pelos gestores logísticos.

Figura 1 – Diferentes tamanhos de caixas para o embarque de produtos

 

Um bom exemplo é o reaproveitamento de caixas. Todos os elos da cadeia de suprimentos dos setores alimentícios e de fármacos, por exemplo, recebem grande parte de seus pedidos em caixas de papelão. Essas caixas podem ser vendidas para empresas de reciclagem gerando um pequeno saving, ou ainda serem reaproveitadas em operações de movimentação interna, como transferência entre CDs ou envio para PDVs. Nessa segunda opção, a redução de custos é consideravelmente maior, uma vez que o custo com a compra de caixas de papelão é totalmente eliminado até que não haja mais condição de uso das caixas originais.

Entretanto, é importante avaliar os impactos do reaproveitamento de caixas para a operação como um todo. A má utilização da capacidade total das caixas pode levar a um aumento do custo com transportes, usualmente o principal quando falamos em custos logísticos. Isso se deve ao fato de possivelmente haver aumento no volume total de caixas embarcadas sem que haja de fato um aumento no volume de produtos. Em outras palavras, o veículo transporta mais ar dentro de suas caixas. Dessa forma, é importante sempre estar atento ao alinhamento entre o volume dos pedidos e a capacidade das caixas utilizadas na entrega.

E a sua empresa, utiliza caixas de reaproveitamento? Consegue identificar o tamanho ideal das caixas para cada pedido? Grandes oportunidades de redução de custos podem aparecer ao se observar o detalhe desses processos.